Imagens com algumas... layers!


Tudo começou um dia, no Cid Acompanhado, aquando da realização de uma actividade. A proposta apresentada foi a de explorar o programa Gimp, um programa de edição de imagens que trabalha com layers, ou seja, com camadas.
Para entender como funcionam as camadas, imaginem várias folhas de acetato. Em cada um, há uma imagem e, se juntarmos todos os acetatos, parece que temos apenas uma única figura. Se pretenderes, podes fazer alterações numa das imagens de um dos acetatos e deixar os outros como estão. Também podes alterar a ordem pela qual estão dispostos.
Assim trabalha o Gimp, permitindo-nos isolar partes da imagem, sobrepor uma imagem a outra, aplicar efeitos ou transformações a apenas uma parte da imagem. Também podemos aplicar graus de transparência nas camadas.
Esta técnica foi muito bem recebida pelos jovens que desde então passaram a utilizá-la para atingir os mais diversos fins. É o caso da Catarina e da Sandra, que tivemos oportunidade de entrevistar, e que realizaram, entre outros, um cartaz para divulgação de um grupo musical e editaram fotos para colocar em contas pessoais do Hi5!